PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

Conheça um pouco mais sobre o programa Minha Casa Minha Vida

Em linhas gerais, o programa surge como uma alternativa muito positiva, principalmente em razão de suas inúmeras facilidades e do seu longo prazo de pagamento. Porém, isso não é tudo: existem diversos outros benefícios, vamos entender um pouco mais lendo o conteúdo a seguir e conhecer algumas vantagens do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.



JUROS MAIS BAIXOS


Os juros baixos são uma das melhores vantagens do programa Minha Casa Minha Vida, especialmente quando comparados a outros tipos de financiamentos, eles são bem menores. Essa situação fica mais positiva se pensarmos que estamos em um momento de crise financeira no país. Taxas mais discretas como essa, portanto, acabam desonerando o beneficiário.

As alíquotas que, com o incentivo do Governo Federal ficam em torno de 8%, com pequenas variações de acordo com a faixa do benefício. Lembrando que os juros podem ser ainda menores para as famílias de renda mais baixa, o que garante o acesso ao imóvel sem um maior comprometimento de renda no futuro, o que é um benefício importante para o controle do orçamento doméstico.

MAIOR TEMPO DE PAGAMENTO


O prazo de pagamento também está entre as vantagens do programa Minha Casa Minha Vida. Esse prazo é superior ao prazo praticado pela grande maioria dos financiamentos tradicionais e no programa pode chegar até 360 meses.

Com esse limite maior de parcelas e com a taxa de juros baixas, só facilita muito a vida do comprador, pois o comprometimento da renda fica menor e permite que sobre mais para o a compra de utensílios para o imóvel, decoração e outros detalhes da mudança.

SUBSÍDIOS


O subsídio é o valor que o Governo Federal disponibiliza para pessoas que compram imóveis e que se enquadrem no programa Minha Casa Minha Vida. Esse valor é uma espécie de desconto usado para diminuir o valor financiamento. Por exemplo, imagine que você comprou um imóvel e precisa financiar R$ 130.000,00 dele, o subsídio servirá para abater um pouco desse valor, fazendo assim o financiamento ficar menor.

No programa Minha Casa Minha Vida atual, os subsídios podem chegam à R$27.000,00 e variam de acordo com cada cidade e com o perfil de cada comprador.

POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO FGTS


O programa Minha Casa Minha Vida também abre a possibilidade de o participante utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento. Com essa facilidade, o valor pode ser usado para quitar uma parte do financiamento adquirido com a Caixa Econômica, tornando assim as parcelas ainda mais suaves.

Além disso, se o beneficiário tiver uma quantia suficiente, ele pode quitar a sua dívida e ficar livre do financiamento de uma vez por todas, basta que ele cumpra os requisitos normais para estar usando o seu saldo de FGTS. Isso permite um melhor planejamento financeiro e torna o acesso a habitações muito mais simples.

FUNDO GARANTIDOR


Uma das maiores vantagens do Minha Casa Minha Vida é que o programa disponibiliza, para seus usuários, um benefício denominado Fundo Garantidor. Sua função primordial é garantir que o participante esteja coberto em caso de alguns problemas, como a perca do trabalho por demissão.

O Fundo Garantidor, funciona como uma espécie de seguro-desemprego específico para pessoas que estejam participando do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Ele tem cobertura máxima de 36 meses, possibilitando a continuidade do pagamento das parcelas, sem maiores preocupações, dando tranquilidade até que se encontre uma nova posição no mercado.

Postagens mais visitadas deste blog

A CHAVE DO SEU APÊ AO SEU ALCANCE.

Papel de parede e adesivos: deixe sua decoração mais divertida

Saiba como utilizar o FGTS para comprar um imóvel